quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O Que É Sexualidade?

O Que é Sexualidade?

Sexualidade é um assunto muito abrangente. Quando falamos de sexualidade não estamos falando somente do sexo propriamente dito, estamos falando também de amizades, sentimentos, admiração do seu próprio corpo, educação e orientação sexual e de muitos outros assuntos.
Como o assunto se refere a vários tópicos, nós escolhemos falar sobre os métodos anticoncepcionais e das doenças sexualmente transmissíveis que são dois tópicos importantes.


DST (Doença Sexualmente Transmissível)

As DST são doenças transmitidas através da ação sexual. Algumas delas são a Sífilis, AIDS, Gonorréias e a Candidíase.

· Sífilis (Cancro Duro)
Doença contagiosa e infecciosa crônica que atinge o sistema cardiovascular. Consiste em uma erosão superficial indolor. A sífilis sem tratamento pode ser fatal.

· AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida)
Doença grave fatal e contagiosa a AIDS é transmitida pelo vírus HIV, que se pode ser adquirido por via sexual ou sanguínea. A doença se manifesta pelo desaparecimento do sistema imunológico do organismo, perda de peso e astenia.

· Gonorréia
Infecção dos órgãos genitais, a gonorréia é uma DST exclusiva da espécie humana. Os sintomas aparecem depois de 2 a 10 dias da infecção e eles podem ser, sensação de ardor ao urinar, vontade frequente de urina, corrimento turvo e denso do pênis, corrimento vaginal turvo e denso com odor desagradável, entre outros.
· Candidíase (Sapinho)
É uma das infecções genitais mais comuns. É caracterizada por coceira, ardor, dor na relação sexual, corrimento esbranquiçado cor de leite dos genitais. Muitas vezes ela não é transmitida através da relação sexual, mas por uma baixa nas defesas do organismo infectado.


Métodos Anticoncepcionais

Existem vários tipos de prevenção a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. Há métodos que são feitos por meio de cirurgia, existem também os preservativos (barreiras), os métodos hormonais e químicos, e os métodos comportamentais.

· Métodos de barreiras
Neste tipo de método existe a camisinha masculina, que é posta no pênis, a feminina, que é introduzida na vagina, e o diafragma que é uma pequena cúpula feita de látex que é introduzida na vagina bloqueando a entrada do útero.

· Métodos hormonais e químicos
Neste método existem vários meios de fazer com que a mulher não engravide, mas eles não são preventivos as doenças sexualmente transmissíveis. Existem o método injetáveis, onde a mulher recebe uma quantidade de hormônio que evitam a gravidez em um certo período, o método de implante, no qual se implanta pequenos bastões que liberam hormônios, o método da pílula do dia seguinte, que é fortemente combatido pela igreja e só deve ser utilizado em casos de emergência, pois pode desregular o ciclo menstrual, e o DIU (dispositivo intra-uterino), que é uma peça de plástico banhada de cobre posta pelo médico que impede a gravidez da mulher.

· Métodos Comportamentais
Esses métodos são baseados no comportamento de quem pratica a relação sexual. A Tabelinha, um dos métodos comportamentais, é um método em que é feita uma tabela baseada no ciclo menstrual da mulher e ela só poderá ter relações sexuais nos dias em que ela não está no período fértil. O Coito Interrompido é quando o homem retira o pênis da vagina antes de ejacular, mas o líquido pré-ejaculatório expelida pelo pênis antes da ejaculação com objetivo de lubrificar pode conter espermatozóides, engravidando a mulher. Muco ou Billings é o método em que a mulher introduz o dedo na vagina a fim de perceber a umidade vaginal e assim saber se está ou não no período fértil.

· Métodos Cirúrgicos
Esses dois métodos são irreversíveis e por isso só é recomendado fazer após os 25 anos ou com pessoas que já tenham dois filhos e que esses filhos estejam vivos. A Laqueadura ou Ligamento de Trompas é uma cirurgia em que a mulher tem suas amarradas ou cortadas não tendo assim a ligação entre o útero e os óvulos. A Vasectomia é feita no homem e nela o ducto deferente é cortado fazendo com que os espermatozóides não possam chegar até o esperma.

Nenhum comentário: